segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Flora e fauna

A vegetação original do vale é constituída tipicamente das principais formas de Mata Atlântica: de encosta e de altitude. As matas de encosta cobrem o fundo do vale e a partemais baixa de suas encostas, até altitudes entre 800 e 1000 metros. Os campos de altitude começam a partir daí e vão envolvendo os afloramentos rochosos das montanhas formadoras do vale.
Os campos de altitude, adaptados à quase ausência de solos nas escarpas íngremes de rochas nuas e nos pequenos platôs e cumeadas das montanhas, possui uma grande diversidade biológica, ainda pouco conhecida (mais de seis espécies descritas como novas nos últimos dez anos), e inúmeras espécies endêmicas.
Uma delas, popularmente conhecida como "rabo-de-galo" ou "imperatriz-do-Brasil", (worsleya rayneri) é uma amarilidácea com flores lilases e florada no mês de fevereiro, está incluída na Lista Oficial Brasileira de Espécies da Fauna e Flora Ameaçadas de Extinção, do IBAMA. Su primeira coleta foi realiada pelo botânico Binot, em 1863, na Serra da Maria Comprida. (2)
Essa flora e a fauna, também é muito diversificada (lontras, lebres, serelepes (esquilos), micos, tamanduás, guaches, maritacas, saracuras, jacus, tatus, pacas, sabiás, beija-flores, bem-te-vi, canários da terra e saíras, entre tantos outros pássaros e animais da Mata Atlântica), fazem de Araras um lugar único, merecedor de total preservação ambiental. Tudo isto estimula a caminhadas e a trilhas pela mata atlântica.